sábado, 15 de agosto de 2009

Aspectos histórico-cultural da Índia:

A Índia (em hindi भारत, transl. Bharat; em inglês India), é um país federal sul asiático que ocupa a maior parte do subcontinente indiano e ainda as ilhas Laquedivas e Andamão e Nicobar. Limita ao oeste e norte com o Paquistão, ao norte com cadeias montanhosas da Himalaia, República Popular da China, o Nepal e o Butão, a leste com Mianmar, ao sul e a leste com o Bangladesh e a Baía de Bengala, ao sul com o Estreito de Palk, defronte a ilha do Ceilão (Sri Lanka), com o oceano Índico e o mar das Laquedivas, e a oeste com o mar Arábico.

Sua costa litorânea atinge 7.517 km[7]. É o segundo país mais populoso do mundo, com mais de um bilhão, cento e cinquenta milhões de habitantes, e o sétimo maior por área. O nome oficial do país é República da Índia, e sua capital é Nova Délhi.

Berço da Civilização do Vale do Indo e uma região de rotas de comércio históricas e de impérios vastos, o subcontinente indiano foi identificado com sua riqueza comercial e cultural durante grande parte de sua longa história. Quatro das principais religiões do mundo, hinduísmo, jainismo, sikhismo e budismo originaram-se lá, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo chegaram no primeiro milênio da era cristã e deram forma à diversidade cultural da região. Embora 80 por cento da população sejam hindus, a Índia conta também com o segundo maior contingente de muçulmanos no mundo (13,4%). Anexada gradualmente pela Companhia das Índias Orientais Britânica desde o início do século XVIII e colonizada pelo Reino Unido desde os meados do século XIX, a Índia tornou-se uma nação moderna em 1947 após um esforço para a independência que foi marcada pela difundida resistência não-violenta chefiada por Mahatma Gandhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário