quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aspectos Físicos da Suécia:

Clima:Apesar da sua ltitude setentrional, grande parte da Suécia beneficia de um clima temperado, principalmente devido à influência da corrente do Golfo. Nas montanhas do norte da Suécia, predomina um clima sub-ártico. A norte do Círculo Polar Ártico, o Sol nunca se põe durante o verão, e no inverno a noite não tem fim.
Relevo:A leste da Suécia, estendem-se o mar Báltico e o golfo de Bótnia, o que dá ao país uma longa linha de costa e contribui para suavizar ainda mais o clima. A oeste ergue-se a cadeia montanhosa da Escandinávia, que separa a Suécia da Noruega.
Vegetação:No sul da Suécia, árvores de folha larga são prolíficas, e no norte são os pinheiros e os vidoeiros que dominam a paisagem.
Solo: A parte sul do país é em boa parte ocupada pela agricultura, com as florestas a cobrir uma percentagem maior do terreno à medida que se avança para o norte.
Hidrografia:O estreito de Kalmar ou Kalmarsund, é um estreito no mar báltico, situado entre a ilha sueca de Öland e a província de Smaland na Suécia continental. Tem cerca de 130 km de comprimento e entre 5 e 25 km de largura. O Golfo de Bótnia (sueco; Botniska viken) é o braço mais setentrional do Mar Báltico. Situa-se entre a costa ocidental da Finlândia e a costa oriental da Suécia. Ao sul do golfo ficam as ilhas de ºAland e o Mar de ºAland. O mar é interessante porque sua salinidade diminui rapidamente em direção do norte, de modo que não se pode mais sentir o sal na água e diversos peixes de água doce ali vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário